segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Direito Digital, é a evolução do próprio Direito!

Roubo de dados tem gerado prejuízos cada vez maiores aempresas, diz estudo Média de custos arcados por companhias americanas foi de US$ 4,7milhões; dispositivos móveis são maiores vilões DATA - 24 Out 2006 FONTE - Módulo Security NewsUm estudo apoiado por empresas de segurança dos EUA e conduzido pelo Ponemon Institute,organização não governamental (ONG) que divulga práticas responsáveis na administração deinformações e proteção à privacidade, divulgou os resultados de um estudo o qual indica que os custos que as empresas vêm arcando por conta de informação roubadas têm se tornado mais"significantes e são um forte argumento para o investimento estratégico em ações preventivas".De acordo com o site Heise Security, a pesquisa 2006 Ponemom Data Breach Study demonstra queas empresas americanas tiveram em 2006 prejuízos médios de US$ 4,7 milhões em 31 casos investigados, sendo que o mínimo registrado foi de US$ 226 mil e o máximo, US$ 22 milhões. Já ocusto médio para cada caso de perda de dados foi de US$ 182, considerado muito mais alto do que o registrado no ano passado, que foi de US$ 138. Boa parte desses prejuízos se deveu a efeitos indiretos gerados pelo desvio de informações valiosas, como o cadastro de clientes atuais e futuros,além de resultados financeiros. Cada um dos casos de perda de dados fez com que as companhias perdessem, em média, US$ 100 em vendas.O estudo também apontou que os principais inimigos da segurança de informações são osdispositivos portáteis. O roubo de laptops, PDAs e outros equipamentos de armazenamento de dados corresponderam a 45% dos casos. Por outro lado, apenas 10% dos ataques realizados por hackers a empresas foram considerados bem sucedidos, um número classificado como baixo.

Toda relação de protocolo hipertexto-multimídia,por ação humana ou por máquina,gera direitos, deveres, obrigações e responsabilidades.Toda mudança tecnológica é uma mudançasocial, comportamental,portanto, jurídica.

Pontos essenciais:

• Regras claras elaboradas pela Instituição: condutas a seremtomadas e que devem ser evitadas.
• Permanente monitoramento: ferramentas de orientação econtrole de comportamentos

•Educação do usuário (seja ele funcionário, fornecedor,cliente, familiar, outro): limites e responsabilidades de açõescomo enviar um e-mail, atender ao celular, acessar o InternetBanking, ler uma notícia on-line, escrever um conteúdo emum blog, participar de um Chat, fazer uma compra on-line,registrar um Domínio, pedir ajuda a outro colega viacomunicador instantâneo, tirar uma foto digital, preencher umcadastro em um Hotsite de Promoção On-line, etc.

Tudo o que você acessa, divulga ou faz na Internet compõe sua identidade digital.Hoje ela esta representada por log-in,senhas, IPs, meta-dados, outros.Ela é uma extensão de suas atitudes davida “real” e também está sujeita às ações legais.

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