Antes de comertarmos exatamente sobre spam, é bom sabermos primeiro o que é... Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Porém esse veículo de comunicação importante, que procurava revolucionar a maneira de fazer negócios e buscar e disponibilizar informações, se tormou um hábito ruim. Quem hoje em dia gosta de receber spam? Muitas pessoas já o deletam na hora, se tornou um tormento para os usuários de e-mail ou até mesmo anti-spam já o bloqueiam. O que se tornou uma ação de Marketing desnecessária já que grande parte do público-alvo nem se quer recebe. É preciso (e é possível) fazer marketing por e-mail, sem se tornar um hábito ruim, aqui ficam algumas dicas:
• Enviar e-mails somente para os clientes que optaram pelo cadastro na lista de divulgação de seus produtos e/ou serviços. Tal cadastro pode ter sido feito por telefone, na hora do primeiro contato comercial ou por formulário disponível no site da empresa na Internet.
• Não usar listas de divulgação de terceiros, nem comprá-las de fornecedores de mala direta, até porque uma boa parte pode não ser seu público-alvo.
• Não reutilizar listas de divulgação, ou seja, não enviar informações de determinado serviço aos clientes cadastrados na lista de divulgação de outro serviço, ainda que sejam da mesma empresa.
• Respeitar as opções do cliente no preenchimento de formulários de cadastramento em listas de divulgação, por escrito ou on-line.
• Respeitar as solicitações de descadastramento de suas listas.
• Não iniciar o primeiro contato com o cliente por e-mail, ou seja, o envio do primeiro e-mail, sem prévia autorização do cliente, caracteriza a prática de spam.
segunda-feira, 19 de novembro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Meninas;
Gostei muito do comentário, é super válido para nossa profissão, saber escolher para quem enviar nossos informativos, mas vezes se torna muito inconveniente, fechando uma porta, quem sabe para um futuro prospect.
Att,
Renata Simeoni
É muito interessante colocarmos esta questão de spam, pois se a gente parar para analisar, em muitos sites que entramos e preenchemos com os nossos dados, no final tem lá uma afirmação: Quero receber as últimas notícias da .... e já vem "ticado". É assim que pegam nosso mail e formam um banco de dados e depois vendem por aí. Isso é agir de má fé com a pessoa.
Lilian
Postar um comentário