segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Spam X Marketing

Antes de comertarmos exatamente sobre spam, é bom sabermos primeiro o que é... Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Porém esse veículo de comunicação importante, que procurava revolucionar a maneira de fazer negócios e buscar e disponibilizar informações, se tormou um hábito ruim. Quem hoje em dia gosta de receber spam? Muitas pessoas já o deletam na hora, se tornou um tormento para os usuários de e-mail ou até mesmo anti-spam já o bloqueiam. O que se tornou uma ação de Marketing desnecessária já que grande parte do público-alvo nem se quer recebe. É preciso (e é possível) fazer marketing por e-mail, sem se tornar um hábito ruim, aqui ficam algumas dicas:

• Enviar e-mails somente para os clientes que optaram pelo cadastro na lista de divulgação de seus produtos e/ou serviços. Tal cadastro pode ter sido feito por telefone, na hora do primeiro contato comercial ou por formulário disponível no site da empresa na Internet.

• Não usar listas de divulgação de terceiros, nem comprá-las de fornecedores de mala direta, até porque uma boa parte pode não ser seu público-alvo.

• Não reutilizar listas de divulgação, ou seja, não enviar informações de determinado serviço aos clientes cadastrados na lista de divulgação de outro serviço, ainda que sejam da mesma empresa.

• Respeitar as opções do cliente no preenchimento de formulários de cadastramento em listas de divulgação, por escrito ou on-line.

• Respeitar as solicitações de descadastramento de suas listas.

• Não iniciar o primeiro contato com o cliente por e-mail, ou seja, o envio do primeiro e-mail, sem prévia autorização do cliente, caracteriza a prática de spam.

2 comentários:

resimeoni disse...

Meninas;

Gostei muito do comentário, é super válido para nossa profissão, saber escolher para quem enviar nossos informativos, mas vezes se torna muito inconveniente, fechando uma porta, quem sabe para um futuro prospect.

Att,
Renata Simeoni

Internet vs Marketing disse...

É muito interessante colocarmos esta questão de spam, pois se a gente parar para analisar, em muitos sites que entramos e preenchemos com os nossos dados, no final tem lá uma afirmação: Quero receber as últimas notícias da .... e já vem "ticado". É assim que pegam nosso mail e formam um banco de dados e depois vendem por aí. Isso é agir de má fé com a pessoa.
Lilian